Participantes dos projetos Gerando Futuro Três Lagoas e Aprendizagem Profissional visitam aldeia indígena em Meruri
Durante os dias 21 e 22 de abril, liderados pelo Ir. Gabriel Brolio, um grupo de adolescentes e jovens participantes dos projetos de Aprendizagem Profissional e Gerando Futuro Três Lagoas, realizado pela Missão Salesiana de Mato Grosso - Centro Juvenil Jesus Adolescente em parceria com a @petrobras , e apoio do grupo AmiciArmando, participaram de uma rica experiência durante visita à Aldeia Meruri, da etnia Boe-Bororo.A aldeia fica localizada na Rodovia BR 070 – Km 112 nos municípios de General Carneiro e Barra do Garças – MT. O termo Bororo significa, na língua nativa, "pátio da aldeia".
A MSMT desde 1902, por meio de sua comunidade “Sagrado Coração” realiza um trabalho de assistência e manutenção para benefício dos povos, também no processo de resgate da cultura indígena.O grupo de 32 visitantes saiu de Três Lagoas-MS percorrendo 803 km com expectativas de vivenciar um pouquinho da cultura indígena “Dos primeiros pés que pisaram nesta terra”.
Na chegada, os participantes receberam algumas orientações para realização das atividades e conheceram um pouco sobre a programação organizada para a visita em Meruri.Como atividades propostas no cronograma, os participantes se reuniram no Museu Bororo onde estão expostos diversos artefatos e objetos Bororo e foi permitido aos visitantes fazerem fotos usando Parikos (adorno de cabeça dos indígenas). Em continuidade à programação, os indígenas fizeram pinturas nos participantes contando todo o significado de cada uma e a que clã elas correspondem. Na sequência, realizaram a subida do morro de Meruri existente nas proximidades da aldeia e como parte importante dos seus rituais a dança foi apresentada pelos indígenas.A experiência desta rota foi riquíssima, repleta de muito conhecimento, arte, costumes, hábitos, a língua, as crenças em espíritos e seres sobrenaturais, enfim, ensinamentos adquiridos ao longo de toda a existência desses povos, e para os participantes foi uma jornada única e muito rica que puderam vivenciar na semana em que foi comemorado o Dia dos Povos Indígenas.