Nossa Identidade
e Nossos Compromissos Fundamentais

Conheça e descubra como
transformamos! Faça o download gratuito dos nossos materiais referenciais.
Compromissos Fundamentais - Fascículo 1

Promoção dos Direitos Humanos das Crianças, dos Adolescentes e dos Jovens

Compromisso de afirmar que somente por meio deles será possível construir e manter uma sociedade com comportamento de bem-viver, que reconheça a condição peculiar e promova a igualdade de oportunidades para o desenvolvimento integral das novas gerações, concebida e sustentada por virtudes cristãs e pelo seu protagonismo enquanto sujeitos de direito.

Compromissos Fundamentais - Fascículo 2

Gestão Social e Atuação em Rede

Compromisso com um novo paradigma de gestão social: colaborativo e centrado na pessoa humana; praticado para superar diferentes formas de pobreza e exclusão; orientado para o desenvolvimento integral do indivíduo; articulando as políticas públicas.

Compromissos Fundamentais - Fascículo 3

Compromisso Fundamental pelo “Fortalecimento da Família”

A ação social salesiana em rede encontra na família o ponto de partida para uma formação integral, individual e comunitária de crianças, de adolescentes e de jovens.

Compromissos Fundamentais - Fascículo 4

Ação Socioeducativa de Resultados

O jovem precisa sentir a relação de afeto e de confiança como modelo alternativo de educação inclusiva. Esse é o foco do compromisso com um “socioeducativo de resultados”, e é sobre essa problemática que se quer discorrer nesse fascículo.

Compromissos Fundamentais - Fascículo 5

Construção de Competências das Novas Gerações para a Vida

A missão educativa salesiana é: formar pessoas que se autoconheçam, que saibam ser comunicativas, que sejam empáticas, críticas, que possuam a capacidade de também formar outras pessoas, e que saibam usar o conhecimento técnico para o bem comum.

Compromissos Fundamentais - Fascículo 6

Cooperação para o Desenvolvimento com Enfoque Social

Este compromisso fundamental está no conjunto das ações da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social), particularmente relacionadas ao desenvolvimento integral de crianças e de jovens em situação de maior vulnerabilidade.