SOBRE NÓS

Centro Juvenil Jesus Adolescente

Sobre Nós

Nossa história

Em 2002 o Salesiano Ir. Armando Catrana, natural da cidade de Perugia, na Itália, foi enviado a Três Lagoas para desenvolver um trabalho em prol da juventude da cidade. A busca por um local para instalação tinha como foco principal uma região de periferia e onde haviam pessoas que necessitavam de apoio social. Neste cenário, o Bairro Vila Piloto, demonstrava estas condições e lugar para oferecer a um grupo, menos favorecido, oportunidade melhores condições e expectativa de vida.
No ano de 2003, com aprovação do Legislativo Municipal, uma área de 50 mil m2 foi cedida em comodato (consignação), pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas, para instalação e realização das atividades da Missão Salesiana na cidade pelo período de 99 anos.
Sem perder tempo, no mesmo período o Ir. Armando Catrana buscou apoio com grupos de amigos italianos, hoje com nome de AmiciArmando, que financiaram a construção do Centro Juvenil Jesus Adolescente, inaugurado em abril de 2004, e o Centro de Formação Profissional, inaugurado em maio de 2005.

Lançamento da "Pedra Fundamental" construção do Centro Juvenil Jesus Adolescente em 2003
Em uma manhã de domingo, no dia 27 de abril de 2003, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental marcou o início da construção do Centro Juvenil Jesus Adolescente. Diversas autoridades locais da época participaram do evento, dentre elas o Bispo Dom Izidoro Kosinski (in memoriam), o Deputado Estadual, Akira Otsubo e a Gerente de Qualidade de Vida e Finanças Municipal, Isabel Fares. Uma delegação italiana, com os representantes do Grupo AmiciArmando, Don Luigi Giovannoni e David Cardogna, vieram ao Brasil para também participarem do lançamento.
Centro Juvenil Jesus Adolescente, 2005 a 2009
Período de estruturação das oficinas para prática dos cursos de Mecânica do Centro de Formação Profissional. A cada ano as oficinas foram ampliadas, novas salas foram construídas e equipadas adequadamente com máquinas, ferramentas e equipamentos de segurança. Para realizar estas ampliações o Centro Juvenil Jesus Adolescente contou com doações de vários amigos solidários a causa social do Centro Juvenil Jesus Adolescente, que iniciava os cursos de educação para o trabalho destinados a adolescentes de 12 a 17 anos. Em 2009 foram iniciadas as atividades de Aprendizagem Profissional para adolescentes e jovens de 16 a 19 anos, inserindo-os no mercado de trabalho, em atendimento a “Lei do Aprendiz” (10.097/2000)

FORMANDO BONS CRISTÃOS

E HONESTOS CIDADÃOS!

Qual a MISSÃO do Centro Juvenil e de Formação Profissional
Contribuir preventivamente no atendimento de crianças, adolescentes e jovens, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, favorecendo a educação integral, o desenvolvimento físico, humano e intelectual, seguindo o Sistema Preventivo de Dom Bosco.
Qual a VISÃO do Centro Juvenil e de Formação Profissional
Promover garantia de direitos aos menos favorecidos, fazendo deles bons cristãos e honestos cidadãos.
Quais os VALORES que o Centro Juvenil e de Formação Profissional está apoiado e tem como referência para seu trabalho
  • Educação Pastoral – Com base no Evangelho;
  • Fortalecimento de vínculos sociais e familiares;
  • Formação da consciência crítica e solidária conduzido ao exercício à cidadania;
  • Orientação e Capacitação para inserção no mercado de trabalho;
  • Educação Ambiental – Cuidados e prevenções da casa comum;
  • Estimulação ao protagonismo juvenil – Atuais e novas gerações.

Código de Ética

O nosso Código de Ética e Políticas Antifraude e Anticorrupção é uma referência, formal institucional sendo fundamentado nos princípios éticos da Missão Salesiana de Mato Grosso, na legislação e nas melhores práticas nacionais e internacionais de Compliance. Acesse o Código de Ética no link abaixo:

Nossa Identidade
e Nossos Compromissos Fundamentais

Conheça e descubra como
transformamos! Faça o download gratuito dos nossos materiais referenciais.
Compromissos Fundamentais - Fascículo 1

Promoção dos Direitos Humanos das Crianças, dos Adolescentes e dos Jovens

Compromisso de afirmar que somente por meio deles será possível construir e manter uma sociedade com comportamento de bem-viver, que reconheça a condição peculiar e promova a igualdade de oportunidades para o desenvolvimento integral das novas gerações, concebida e sustentada por virtudes cristãs e pelo seu protagonismo enquanto sujeitos de direito.

Compromissos Fundamentais - Fascículo 2

Gestão Social e Atuação em Rede

Compromisso com um novo paradigma de gestão social: colaborativo e centrado na pessoa humana; praticado para superar diferentes formas de pobreza e exclusão; orientado para o desenvolvimento integral do indivíduo; articulando as políticas públicas.

Compromissos Fundamentais - Fascículo 3

Compromisso Fundamental pelo “Fortalecimento da Família”

A ação social salesiana em rede encontra na família o ponto de partida para uma formação integral, individual e comunitária de crianças, de adolescentes e de jovens.

Compromissos Fundamentais - Fascículo 4

Ação Socioeducativa de Resultados

O jovem precisa sentir a relação de afeto e de confiança como modelo alternativo de educação inclusiva. Esse é o foco do compromisso com um “socioeducativo de resultados”, e é sobre essa problemática que se quer discorrer nesse fascículo.

Compromissos Fundamentais - Fascículo 5

Construção de Competências das Novas Gerações para a Vida

A missão educativa salesiana é: formar pessoas que se autoconheçam, que saibam ser comunicativas, que sejam empáticas, críticas, que possuam a capacidade de também formar outras pessoas, e que saibam usar o conhecimento técnico para o bem comum.

Compromissos Fundamentais - Fascículo 6

Cooperação para o Desenvolvimento com Enfoque Social

Este compromisso fundamental está no conjunto das ações da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social), particularmente relacionadas ao desenvolvimento integral de crianças e de jovens em situação de maior vulnerabilidade.